Wednesday, January 03, 2007

?19


Existe tempo fora da minha cabeça?










(Margeret O'brien - I now it was something - 2004)

3 comments:

Petunia said...

Bem! Entraste no ano em grande! Essa questão dá muito que pensar...e vontade de falar!;)Ora bem, há tempo fora da tua cabeça, foi esse mesmo tempo que 'criou' o tempo que tens dentro dela. Não entendas isto como: quem nasceu 1º, o ovo ou a galinha...se acreditares que temos o 'poder' de criar do nada...aí não faz sentido o que digo. Se acreditares que somos um cocktail molotoff de informações exteriores, aí sim, o tempo interior é fruto da influência do exterior...
...será que também tu és adepto de mudar o calendário e mudar os dias para 28 horas?

tábua rasa said...

Não, não sou adepto de mudar o dia para 28 horas; mas gostava de ter a certeza, quando o teu tempo se cruza com o meu, exteriormente, se existe alguma coisa que lá esteja, no lado de fora, que implique mais o meu tempo interior do que o inverso. Neste sentido, colocas muito bem as duas opções para a questão. Mas tenho dúvidas acerca da possibilidade de ser o tempo exterior a criar o interior. De qualquer modo, tudo depende do poder das 28 horas. A criarem-se, sairiam de dentro ou de fora da minha cabeça? Melhor, ao tornarem-se exteriores, mudariam alguma coisa por dentro? Provavelmente não, apenas aumentariam a extensão exterior por onde passa o meu tempo interior com o seu ritmo muito próprio, íntimo e intransmissível.

Petunia said...

Eu acredito na infinita capacidade de adaptação do ser humano. Acreditando nisto, acredito que há uma grande possibilidade, no caso hipotético dos dias terem 28 horas, do ser humano se adaptar, apesar disso os ‘dias’ da natureza não se moldam a nós, o que limita a capacidade de adaptação (numa perspectiva darwinista: só o mais ‘forte’ sobreviveria). Quero eu dizer que te esqueces duma variável deveras importante: os ciclos da natureza, mais especificamente a rota da Terra. Isso quer dizer que há algo exterior a ti que te ‘impõe’ um tempo interior. Sim, eu sei que há o ‘sol da meia noite’, mas nunca perguntei a um finlandês se não dorme durante esses dias, ou se, esses dias sem noite são iguais a uma metade noite e a uma metade dia…e tu, já perguntaste?