Friday, January 12, 2007

?20


Quem canta seus males espanta?
Hadyn Lassiter - Coveant Garden Man (1981)

3 comments:

Alexandra Baptista said...
This comment has been removed by the author.
Alexandra Baptista said...

«Cantar faz bem à alma. Embora a afirmação popular diga que quem canta seus males espanta, agora, e segundo um estudo científico, quem canta também espanta as doenças.

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Frankfurt, na Alemanha, conclui que cantar fortalece o sistema imunitário e melhora o estado de ânimo. A investigação, publicada na última edição do Journal Behavioral Medicine, foi feita a um grupo de coristas amadores da cidade alemã de Frankfurt.

Antes e depois de 60 minutos de ensaio a cantar a ópera «Réquiem» de Mozart, os médicos analisaram os valores do sangue e constataram que durante a interpretação aumentava a concentração de imunoglobina A (sistema defensivo do organismo) e de cortisol (uma hormona contra o stress).

Depois de uma semana de testes, os membros do coro, sem terem de cantar, escutaram a gravação de Mozart e os valores do sangue já estavam normalizados. O estudo dos cientistas alemães concluí que cantar não só fortalece o sistema imunitário como melhora o estado de ânimo dos cantores.»

Traduzido e adaptado por:
Paula Pedro Martins
Jornalista
MNI-Médicos Na Internet

(http://www.mni.pt/destaques/?cod=5370)

Petunia said...

Se tivermos em conta a prestação do cantor poderá, no mínimo, espantar quem ouve; no máximo será como a Alexª tão eloquentemente citou, espanta o próprio mal mas poderá espantar o público. Hehehe, ouvi dizer que o riso tem o mesmo efeito, mas não é tão prejudicial à audição, no entanto contagia.